quinta-feira, 22 de maio de 2008

EB1 de Sobreira Formosa na Tree Parade



A EB1 de Sobreira Formosa participa no concurso “Tree Parade” com uma árvore suporte que foi pintada pelos alunos, segundo o tema a concurso.

A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Direcção-Geral de Recursos Florestais promovem a 2ª edição do concurso “Tree Parade”. Insere-se no âmbito da “Defesa da Floresta Contra Incêndios” e, considerando que o ano de 2008 foi designado pela UNESCO o Ano Internacional do Planeta Terra, o tema proposto para o concurso foi “Floresta, fonte de recursos” .
Os trabalhos de cerca de duzentas escolas do país estarão em exposição durante o ano de 2008, ao ar livre, em Lisboa entre 18de Maio e 5 de Junho, no Porto de 7 a 22 de Junho, seguindo-se Coimbra, 25 de Junho a 10 de Julho, finalizando a sua itinerância em Évora, de 12 a 27 de Julho.

Fazendo a memória descritiva da nossa árvore, no tronco figura o Homem, que será o protector e simultâneamente o potenciador dos vários recursos da floresta. Dos braços do Homem nascem ramos que acolhem o Pássaro da Sabedoria. Ramificam-se pelo espaço azul do Planeta Terra, abraçado pelo Sol. A floresta é um ecossistema complexo onde os vários organismos interagem entre si. A Árvore é o centro desse ecossistema, personificada pelo rosto de uma hipotética ÁRVORE-HOMEM, fonte de vida, de riqueza e bem-estar.

Cada turma da escola desenvolveu o tema "Floresta, fonte de recursos" através de observação de cartazes facultados pelo Centro de Ciência Viva da Floresta. Simultâneamente os alunos procuraram imagens que pudessem ser pintadas na árvore. Nas aulas de Apoio ao Estudo, dois alunos de cada vez, sob a orientação de uma professora, foram pintando os vários elementos previamente desenhados, surgindo enfim a obra final!
Um livro esteve também na base do nosso trabalho, como fonte de inspiração -“A árvore que anda” .
As crianças adoraram o resultado final!



Montámos a árvore enviada pela Direcção-Geral de Recursos Florestais.



Pintámos quase todos os dias um bocadinho.









FINALMENTE FICOU PRONTA!


Nenhum comentário: